Criar um Site Grátis Fantástico
Historial
Historial

O Rancho Folclórico de Linhaceira (RFL), iniciou as suas actividades em 4 de Maio de 2002, com o objectivo de recuperar e divulgar a cultura popular da aldeia de Linhaceira, localizada a sul do Concelho de Tomar na região do Alto Ribatejo.
Através de um profundo processo de recolhas (permanente), os seus elementos pretendem representar tão fielmente quanto possível o modo de trajar, cantar e dançar, dos camponeses e camponesas, seus avós e bisavós, nascidos entre 1880 e 1930 em Linhaceira.
Dele fazem parte 62 elementos, (42 já trajados) entre os “bailadores e bailadoras” e uma “Escola de Brincadeiras Populares” do RFL.
Na sua tocata podemos escutar além das cantadeiras e cantadores, as violas de caixa, o harmónio e os acordeões, o realejo, as castanholas, o reco-reco, ferrinhos, as pinhas e o cântaro de medida.
As modas que recolheu e que apresenta, para além do cunho próprio que lhes deu a gentes desta terra ribatejana, evidenciam a forte influência do trabalho em conjunto com os ranchos da Beira Baixa e da Alta Estremadura.
Assim encontrareis hoje, como das mais representativas dos bailes nas “Casas-de-Fora” e nos terreiros de Linhaceira no decorrer do primeiro quartel do séc. XX : as “Modas de Roda”, “o Fado” (cantado e bailhado ou batido entre os homens ),” O Vira de 3″ e o” Passecate”.
A aldeia de Linhaceira, pertence á freguesia de Asseiceira a sul do concelho de Tomar, no distrito de Santarém. O RFL é hoje uma das secções da Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira.
É sócio do INATEL, membro da Associação de Defesa do Folclore da Região de Turismo dos Templários – Tomar e da Federação Portuguesa de Colectividades.
O seu pedido de filiação na Federação do Folclore Português ocorre em 2 de Novembro de 2002, encontrando-se hoje sob o acompanhamento do Conselho Técnico Regional da Federação do Folclore Português para a Zona dos Templários.

Aspectos do Rancho Folclórico de Linhaceira / 2002- 2003