Criar uma Loja Virtual Grátis
A Situação Geográfica
A Situação Geográfica

A aldeia de Linhaceira pertence à freguesia de Asseiceira, no concelho de Tomar, distrito de Santarém, na região do Alto Ribatejo.
Situada a sul do concelho, encontra a sua fronteira administrativa a Este com o concelho de Abrantes, Sudeste com o concelho de Constância, a Sul com o concelho de Vila Nova da Barquinha e a Oeste com o concelho de Torres Novas.
Como pormenor geográfico, refira-se que é nos lugares da Foz do Rio e da Cerejeira, em Linhaceira, que se juntam os rios Nabão e Zêzere, que correm até à sua foz na vila de Constância, onde encontram o Tejo.
Historicamente deve a sua origem a um núcleo de “casais” de camponeses, os Casais de Linhaceira, nome porque foi conhecido até 1880.
O itinerário de ligação secular, entre Tomar e Constância, que a atravessa, o facto de ser mais uma aldeia ribeirinha do Ribatejo e por fim (não menos importante) de aqui se ter erguido e funcionado a extinta Fábrica de Papel da Matrena, propulsionaram o desenvolvimento que observamos até hoje, data em que se constitui como uma das aldeias mais populosas do Concelho de Tomar.
Tem como padroeira Nossa Senhora do Conforto dos Aflitos, ofertada em 1900 pelo Sr. Conde de Nova Goa, proprietário e Lavrador da Quinta de Cima, em honra da qual foi erguida a Igreja Velha e onde se realizam as festas anuais com a tradicional procissão de Fogaças e Tabuleiros.
Com um bairrismo pouco comum nos nossos dias, os seus habitantes sempre encontraram no esforço associativo o seu principal modo de concretizar as principais obras de que necessitam.

 

Linhaceira / Situação Geográfica / Localização

Linhaceira / Aspectos da aldeia e do seu termo